| 09/03/2005 10h51min
Dois parentes de vietnamitas que morreram em virtude da gripe aviária tiveram testes positivos para o vírus da doença apesar de não apresentarem sintomas da enfermidade. Segundo autoridades da área de saúde, os dois moram na Província de Thai Binh (norte), onde o surgimento de alguns casos vem alimentando boatos sobre a possibilidade de o vírus H5N1 ter passado de uma pessoa a outra. Especialistas temem que, caso realmente adquira essa capacidade, o H5N1 provocará uma pandemia mundial.
– Estamos cientes desses casos e os estamos investigando mais profundamente – afirmou uma porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Uma das pessoas em que o vírus foi detectado é uma mulher de 61 anos cuja única ligação conhecida com a doença era o marido, morto devido à gripe aviária em 24 de fevereiro.
– A mulher está totalmente saudável – afirmou uma autoridade da clínica de seu vilarejo.
– Ela tomou conta do marido durante a doença dele. Ela afirmou que comeu apenas carne de porco ultimamente, e as quatro galinhas da casa dela estão livres do H5N1 – disse a autoridade.
A outra pessoa cujo teste para o vírus foi positivo é o avô de um casal de irmãos doente. O homem, de 81 anos, ingeriu sangue de pato cru durante a celebração do ano novo lunar, no mês passado, disseram autoridades da área de saúde. O vírus leva de três a 10 dias para se manifestar. No entanto, não houve confirmação da parte de especialistas de que o homem tivesse sido contaminado pelo H5N1 um mês atrás sem mostrar sintomas.
Nesta semana, as autoridades disseram que um enfermeiro responsável por cuidar do neto do homem havia contraído a doença, que matou 47 pessoas na Ásia. O enfermeiro, porém, teria consumido carne de frango vinda de uma região atingida pela doença. Não está descartada a possibilidade de o vírus ter passado do paciente para o enfermeiro.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.