Notícias

 | 08/03/2005 18h25min

Governador de SC apresenta balanço da estiagem a Ciro Gomes

Perdas projetadas na agricultura ultrapassam os R$ 656 milhões

O Estado de Santa Catarina projeta para este momento perdas na agricultura que já somam R$ 656,1 milhões e que devem aumentar se as previsões de chuva abaixo da média se confirmarem para o próximo período.

De acordo com o relatório apresentado nesta terça, 8, pelo governador Luiz Henrique da Silveira ao ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, em Brasília, cerca de 1,5 milhão de catarinenses estão sendo atingidos pela estiagem. Já são 125 municípios em situação de emergência e um em estado de calamidade pública.

Luiz Henrique também entregou ao ministro um Plano Emergencial, elaborado pelo governo catarinense, que busca integrar as ações de socorro e assistência sob uma ótica de desenvolvimento sustentável, para reduzir as vulnerabilidades das regiões atingidas.

Fazem parte deste Plano a renegociação de todos os financiamentos de custeio dos agricultores atingidos, extensão do seguro renda de manutenção (Proagro Mais) a todos os agricultores familiares atingidos pela estiagem, criar uma linha de crédito de custeio agropecuário e desenvolver ações imediatas de abastecimento de água.

O ministro agendou reunião entre o secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, a Comissão Interministerial do governo federal que trata do assunto, representantes da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e entidades de classe do setor para a próxima quinta-feira, 10, às 14 horas, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis. No encontro, os participantes apresentarão uma avaliação final sobre o quadro da seca no Estado.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.