| 06/03/2005 15h30min
Menor volume de negócios, porém com maior presença de público. Assim deve ser a Expodireto Cotrijal 2005, que começa nesta segunda, dia 7, em Não-Me-Toque, no norte do Rio Grande do Sul. A projeção é do presidente da Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí Ltda (Cotrijal) e idealizador da feira agrotecnológica, Nei César Mânica, confiante de que a sexta edição do evento deverá apresentar alternativas para enfrentar a estiagem e amenizar os prejuízos.
Os organizadores da Expodireto, que se estende até a próxima sexta-feira, têm uma visão positiva e acreditam que a seca do Rio Grande do Sul não irá prejudicar a feira. O número de expositores (277) é recorde. Apesar dos danos com a falta de chuva, os agricultores deverão ir até o parque para encontrar equipamentos, cultivares e orientações especializadas com o objetivo de superar o momento difícil.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), Cláudio Bier, diz que os fabricantes não abrirão mão de mostrar as novidades, mas já se conformam com a redução nas vendas. O dirigente estima que os negócios cairão pela metade na comparação com o ano passado.
– Além da seca, os sojicultores estão com o pé atrás em relação ao preço baixo do produto por causa do dólar na faixa de R$ 2,60. O ânimo pode vir com uma reação na cotação do arroz – explica Bier.
Mânica acredita que o produtor, em vez de ficar na sua propriedade lamentando, irá para Não-Me-Toque encontrar saídas para os problemas do campo.
– Mesmo que os negócios fechados na feira caiam um pouco, com certeza muitos serão encaminhados durante a Expodireto – prevê Mânica.
Em 2004, as vendas durante os cinco dias do evento chegaram a R$ 230 milhões – volume mais alto desde o começo da feira, em 2000. O público superou os 140 mil visitantes. Este ano, a direção da Cotrijal estima que 150 mil pessoas passarão pelo parque entre a manhã de segunda e a tarde de sexta-feira.
Seminários sobre agronegócio e
suinocultura, o 16º Fórum da Soja e o 1º Fórum Estadual do Leite estarão entre os principais debates. Uma das novidades será uma área de 2 mil metros quadrados, o Recanto Temático, onde os visitantes participarão do "túnel do tempo", contando os 50 anos da Emater. Também será realizado o lançamento oficial do primeiro avião agrícola a álcool do Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.