| 01/03/2005 07h33min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar as regiões atingidas pela estiagem no Rio Grande do Sul. A promessa foi feita, na noite desta segunda, dia 28, durante congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) em Brasília. Não há uma data para a viagem, o que pode ser estabelecido nos próximos dias.
– Nós vamos, junto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Ministério da Integração Nacional e o governo do Estado ver o que podemos fazer para ajudar a minimizar o sofrimento de uma seca que a gente não tem controle – explicou.
Lula solicitou um relatório sobre os prejuízos e renconheceu que a situação é grave. O presidente classificou a seca como a pior em 40 anos. Segundo a Defesa Civil, o número de municípios que decretaram situação de emergência por conta da estiagem chegou a 392 – o Estado tem 496 cidades no total.
Usando um boné da entidade, Lula lembrou que os agricultores afetados pela seca e com acesso ao financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) estão protegidos pelo seguro agrícola. O mecanismo garante o ressarcimento total do custo de produção mais 65% do lucro presumido da safra perdida.
Com ar de comício, o presidente ainda recebeu o apoio da Contag à reeleição.
– Nós vamos apoiar a reeleição do presidente Lula porque se ele não se reeleger, o próximo presidente não será melhor do que ele – disse o presidente da Confederação, Manuel José dos Santos.
Com informações da agência Reuters e Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.