| 28/02/2005 22h59min
Vestindo roupas brancas e empunhando faixas de repúdio às vistorias do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), produtores rurais de Santa Vitória do Palmar bloquearam a estrada de acesso ao município (BR-471), na manhã desta segunda, 28. Durante uma hora e meia, o tráfego foi impedido, causando uma fila com mais de três quilômetros de caminhões, ônibus e carros.
Os manifestantes permaneceram em silêncio até a chegada do Incra. Os fiscais chegaram escoltados pela Brigada Militar, pela Polícia Federal e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Após uma negociação de cerca de 20 minutos, a passagem de veículos foi liberada. Em frente à estância, os ruralistas acompanharam a entrada do comboio. Depois, se dirigiram à cidade, onde foi feita uma carreata de protesto.
Segundo a assessoria do Incra, a vistoria na Santa Amélia deve durar três dias. Serão analisadas três áreas, totalizando 3 mil hectares.
A estiagem é o principal argumento dos ruralistas no esforço de adiar as vistorias. Em Santa Vitória, a quebra prevista na safra de arroz é de 30% e, no rebanho bovino, de 60%. Além disso, eles afirmam que o prazo concedido para que os produtores atualizem seus cadastros no instituto é exíguo.
As informações são de Zero Hora.
CAROLINE TORMAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.