Notícias

 | 24/02/2005 12h40min

Integrantes da força de paz da ONU são acusados de estupro no Haiti

Três militares paquistaneses estão sendo investigados

A Organização das Nações Unidas (ONU) está investigando acusações de que três policiais paquistaneses teriam estuprado uma mulher no Haiti. Os militares participam da Missão de Paz no país caribenho e começaram a ser investigados no início da semana. Nesta quarta, dia 23, o porta-voz na ONU, Damian Onses-Cardona, confirmou a suspeita.

O caso está sendo acompanhado por inquérito, classificado de "muito urgente". A investigação ocorre pouco depois da ONU confirmar abusos contra mulheres por soldados da força de paz no Congo. Uma apuração preliminar indicou que o caso foi precedido de sexo consensual em troca de dinheiro.

Uma jovem de 23 anos revelou que os policiais abusaram uma outra mulher. Dois dos acusados foram removidos de seus postos e podem sofrer sanções legais e disciplinares se as acusações forem comprovadas. O terceiro homem estava presente no momento do crime, mas não teve participação nele, segundo Onses-Cardona.

A ONU mandou sua força de paz para o Haiti para ajudar a estabilizar o país após a derrubada do ex-presidente Jean-Betrand Aristide em meio a uma sangrenta revolta há um ano. A missão, liderada pelo Brasil, é composta de 6 mil soldados e 1,4 mil civis que atuam como policiais.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.