| 23/02/2005 12h02min
O Fundo de Desenvolvimento Rural de Santa Catarina deverá receber R$ 10 milhões em 2005 para o financiamento de cisternas de armazenamento da água da chuva.
A preferência na construção das cisternas seria das cerca de 10 mil propriedades onde, a cada temporada de estiagem, o abastecimento de água é interrompido completamente.
A informação foi dada nesta quarta, dia 23, pelo secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, em entrevista à rádio CBN/Diário.
– É uma situação muito difícil, a que estamos vivendo. Os prejuízos da estiagem são muito maiores que os da estiagem de 2004 – disse.
Segundo Sopelsa, as principais perdas são na produção de cereais, em especial da soja e do milho. Há também queda acentuada na produção do leite.
– Estamos fazendo um levantamento exato dos prejuízos com uma comissão da Defesa Civil estadual, com as comissões dos municípios, mais a Cidasc e a Epagri – afirmou.
Para aplacar os efeitos da seca, a secretaria está tentando abastecer as propriedades com falta de água com máquinas da Cidasc e caminhões pipa.
Outro investimento deverá ser a aquisição de tanques-lona, fabricados em São Paulo, para colocar à disposição das prefeituras.
– O transporte de água com trator atende apenas 10 produtores por dia. Se usarmos o tanque em cima de um caminhão, dá para atender até 30 produtores por dia – disse.
Sopelsa afirmou que o Estado não tem seguro.
– Há dois anos se está procurando uma empresa que se proponha a fazer o seguro. Existe o Proagro, mas é só para aqueles produtores que fizeram financiamento – afirmou.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.