| 22/02/2005 13h58min
O pedido feito por arrozeiros no início deste ano à Secretaria de Comércio Exterior (Secex) para a instituição de salvaguarda nas importações brasileiras de arroz deve ser decidido nos próximos dias. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a expectativa é de divulgação de resposta positiva juntamente com a abertura da colheita no Rio Grande do Sul, que acontece no dia 24 em Dom Pedrito.
Os produtores de arroz alegam que em 2004 as importações da Argentina derrubaram o preço do produto brasileiro para seu menor patamar em cinco anos, já que o Brasil já era auto-suficiente na produção para o mercado interno. As disparidades de preço seriam provocadas por assimetrias tributárias e custos de produção menores dos vizinhos do Mercosul.
Os arrozeiros solicitaram à Secex o consentimento de uma medida de salvaguarda provisória que criaria uma tarifa adicional de 50,13% por um período de 200 dias. Também faz parte do pedido a instituição de uma
política de cotas para a entrada de arroz
dos países do Mercosul no Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.