| 21/02/2005 14h29min
O café orgânico da Bahia será apresentado na Feira Internacional de Produtos Orgânicos (BioFach), que será realizada em Nuremberg, Alemanha, entre os dias 24 e 27 de fevereiro. Além do café, a Bahia vai levar também arroz vermelho, pimenta e feijão mamoninha.
– Queremos abrir mercado para os nossos produtos na Europa e quem sabe fechar algum contrato – espera Erasmo Gonçalves, de 61 anos, produtor de café orgânico do distrito de Catolés, município de Abaíra, a 600 km de Salvador, na Chapada Diamantina.
A comunidade não utiliza produtos químicos nas plantações, partindo do princípio de que é preciso tratar naturalmente a terra para evitar o surgimento de doenças. Defensivos, apenas os orgânicos. Segundo Erasmo "são mais baratos e eficazes, pois são produzidos na própria fazenda", lembra, destacando que o surgimento da praga nada mais é do que um desequilíbrio entre o solo e a planta e que um terreno fortalecido previne uma série de doenças.
Além de produtos de Abaíra, a Bahia vai levar café dos municípios de Piatã, Ibicoara e Bonito, todos na Chapada Diamantina, região ideal para a cultura, pois possui altitudes que variam de 1000 a 1900 metros.
As informações são do Sebrae.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.