| 16/02/2005 14h22min
Os embarques de soja em grão pelo Porto de Paranaguá, o maior porto graneleiro da América Latina, superaram na primeira quinzena de fevereiro todo o volume exportado em 2004. Desde o início do ano já foram carregadas mais de 74 mil toneladas do produto – 12 mil toneladas a mais que o verificado no mesmo período do ano passado.
Segundo o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, os números refletem os investimentos em infra-estrutura realizados pelo governo paranaense.
– Caminhamos em direção à modernização e ao respeito aos que promovem a cadeia produtiva do Paraná e do Brasil. Nosso Porto de Paranaguá prova a cada ano que reúne condições excelentes de manter-se como o principal canal de escoamento de grãos do mundo – avaliou o superintendente.
Para atender a demanda, o porto está trabalhando dia e noite sem parar, mantendo a proibição de exportar soja transgência. A logística empregada no terminal graneleiro permite maior agilidade nos embarques em virtude de ações realizadas nos últimos dois anos, como a preferência dada aos navios graneleiros, nominados antecipadamente e com maior capacidade de volume para embarque.
Ainda nesta semana o navio Konmax será carregado com 41,7 mil toneladas de soja com destino à Espanha. A embarcação Pescadores Bulke levará 55 mil toneladas de soja para a China, e a Alfa embarcará 31,2 mil toneladas do grão para a Europa. Outras três receberão mais de 130 mil toneladas de farelos. A soja que está sendo embarcada foi colhida na safra passada e estava armazenada.
As informações são do governo do Paraná.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.