| 09/02/2005 20h40min
O nível do rio Gravataí na captação de Passo dos Negros, que atende as cidades de Gravataí e Cachoeirinha, vem aumentando gradativamente. Na captação em Alvorada, onde o sistema é integrado com Viamão, o nível do rio continua crítico. A Batalhão Ambiental passou o dia vistoriando o local em busca de barragens clandestinas, mas nenhuma foi encontrada. Seis municípios do Estado mantêm regime de racionamento de água – Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Viamão, Nova Petrópolis e Garibaldi.
Na área já foram encontradas 20 barragens irregulares. Os responsáveis serão notificados e responderão processo por dano ambiental, mas até agora, nenhum deles foi denunciado. Todas as barragens eram utilizadas para a irrigação de arroz estavam agravando o racionamento de água.
A partir de quinta, o Batalhão Ambiental irá lacrar as bombas que fazem irrigação de água nas plantações de arroz da Região Metropolitana. Com a homologação da situação de emergência devido à seca nos municípios de Viamão e Alvorada, publicada no Diário Oficial desta quarta, caem as licenças dadas para os produtores fazerem irrigação. A medida é amparada pela Constituição Federal, que prioriza o uso da água para dessedentação humana e aninal sobre qualquer outro uso.
Com informações da Rádio Gaúcha e governo do Estado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.