Notícias

 | 06/02/2005 21h47min

Tailândia reelege primeiro-ministro para segundo mandato

Partido Thai Rak Thai terá 399 dos 500 assentos do parlamento

O empresário de telecomunicações e primeiro-ministro da Tailândia, Thaksin Shinawatra, deu importante passo para mais quatro anos de mandado neste domingo, dia 6, durante a eleição no país. Uma pesquisa de opinião, feita em conjunto por seis canais de TV e a universidade de Bancoc, informa que o partido Thai Rak Thai terá 399 dos 500 assentos do parlamento. Se confirmada, será a primeira vez na Tailândia que um líder eleito será reconduzido para mais um mandato.

– Realmente não é uma grande surpresa. Nós não sabemos até o resultado final aparecer, mas nós agradecemos ao povo tailandês pela sua confiança. Nós tentaremos fazer o nosso melhor – afirmou Thaksin, o primeiro líder tailandês eleito a completar seu primeiro mandato.

O principal opositor do atual governo, o Partido Democrático, já reconheceu a derrota para Thaksin, um dos empresários mais ricos do país e que assumiu o poder em 2001 com a plataforma que defendia seguro saúde gratuito.

– Eu gostaria de parabenizar o Thai Rak Thai pela conquista desse objetivo de ser um único partido de governo – afirmou o líder democrata, Banyat Bantadtan, que havia apelado aos tailandeses para não votarem no que ele chamou de um "partido ditatorial".

Os democratas devem ficar com 80 assentos no parlamento tailadês, muito aquém das 201 cadeiras que eles pleiteavam. A Comissão Eleitoral do país, que sofreu os horrores do tsunami que devastou diversos países asiáticos no fim do ano passado, espera ter o resultado final das eleições nesta segunda.

As informações da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.