| 04/02/2005 16h20min
O governo espanhol suspendeu nesta sexta, dia 4, as restrições sanitárias aplicadas às importações de carne de frango brasileira. Há cerca de um ano o país vinha limitando a importação do produto em razão de critérios de inspeção sanitária, recusando remessas com presença de microorganismos contaminantes no frango.
O ministro Roberto Rodrigues questionou esses procedimentos junto ao governo espanhol em razão do fato de que, na produção de carne de aves, não há etapa que elimine completamente microorganismos como a Listeria monocytogenes. Conforme Rodrigues, mesmo com o uso das mais avançadas ferramentas de qualidade, como o HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), não há garantia absoluta de que não seja encontrada a Listeria. Essa situação se aplica a todos os países produtores de carnes de aves e, portanto, se torna impossível o cumprimento da norma da Espanha para carne de aves in natura.
A Espanha decidiu oficialmente atender as ponderações brasileiras e entendeu que a presença do microorganismo na carne de frango in natura não deve constituir, por si só, em um motivo para a recusa do produto. A área de fiscalização sanitária foi orientada pelo Ministério de Sanidade e Consumo da Espanha a rever os procedimentos que vinham sendo adotados.
O diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), Cláudio Martins, comemorou a decisão do governo espanhol.
– Após intensas negociações técnicas e políticas, conduzidas pelo ministro Roberto Rodrigues e sua equipe, o governo da Espanha finalmente reconheceu a sanidade e qualidade do frango brasileiro e decidiu, por fim, eliminar as barreiras sanitárias que injustificadamente aplicavam ao produto brasileiro.
As informações são do Ministério da Agricultura.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.