| 28/01/2005 10h13min
O Vietnã colocou tropas de choque em postos de controle espalhados pela Cidade de Ho Chi Minh para tentar detectar casos da gripe aviária. A informação foi confirmada pelas autoridades do país nesta sexta, dia 28, depois de o vírus causar mais uma morte, a 10ª no país no atual surto.
Por ordem do Comitê Popular da cidade, homens armados estão ajudando a polícia rodoviária e monitores nos postos de controle que funcionam 24 horas por dia no acesso à metrópole do sul vietnamita. O objetivo é impedir a entrada de aves infectadas ou não certificadas na cidade.
Esta é a terceira onda do vírus H5N1 no Vietnã. As autoridades municipais começaram a abater galinhas e patos cuja origem não está determinada.
Acredita-se que a maior parte das vítimas foi contaminada por animais, mas os médicos temem que uma mutação possa criar uma variante facilmente transmissível entre humano. A mutação poderia gerar uma pandemia capaz de matar milhões de pessoas em todo o mundo.
O jornal Saigon Giai Phong disse que agentes de turismo de Ho Chi Minh foram orientados a não levar turistas a áreas onde há risco de contaminação. Desde que surgiu a primeira vez na Ásia, em 2003, a gripe aviária matou pelo menos 42 pessoas.
A vítima mais recente no Vietnã é um homem que vivia na Província de Phu Tho, 210 quilômetros a noroeste de Hanó. Dois outros homens estão internados depois da confirmação laboratorial de que eles têm a gripe aviária.
Um pesquisador do Instituto Pasteur da Cidade de Ho Chi Minh disse que os exames também confirmaram a contaminação de duas meninas, uma de 10 anos, da Província de Long An, e outra de 13, da Província de Dong Thrap.
O atual surto começou no final de 2004 e infectou 16 pessoas no Vietnã. Nas últimas semanas, 10 delas morreram. No ano passado, a doença havia provocado 12 vítimas fatais na Tailândia.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.