| 19/01/2005 13h04min
O número de municípios gaúchos em situação de emergência em razão da estiagem subiu para 181, conforme dados da Defesa Civil estadual. Nesta quarta, dia 19, o órgão deve realizar vistorias em 10 cidades que pediram a decretação de situação emergencial. Em alguns locais já há falta de água para consumo humano.
Os técnicos da Emater/RS estão realizando questionários com mais de 2 mil produtores rurais em 102 municípios gaúchos para verificar a situação das propriedades agrícolas em razão da falta de água. O diretor técnico da entidade, Ricardo Shuwartz, diz que a pesquisa deve ser concluída em oito dias e visa obter informações sobre a amplitude dos impactos da estiagem no Estado. As informações serão encaminhadas ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O Banco do Brasil já recebeu mais de 5 mil pedidos de liberação de seguro, sendo 80% de produtores que aderiram ao Pronaf e tiveram prejuízos nas lavouras de milho, a cultura mais atingida pela estiagem no Rio Grande do Sul.
Coordenadores de 23 regiões da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) estão reunidos em Porto Alegre para avaliar as perdas no campo. Durante a tarde o presidente da entidade, Ezídio Pinheiro, apresentará o diagnóstico das lavouras em reunião com representantes de três bancos que financiam o setor, ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Emater e Governo do Estado.
As informações são da Rádio Gaúcha.
Veja imagens da seca no Rio Grande do SulGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.