| 11/01/2005 11h47min
O ministério da Agricultura encaminhou a documentação exigida pelo governo da China, para que o país asiático continue importando soja geneticamente modificada do Brasil. Os negócios foram suspensos temporariamente desde dezembro passado. Os documentos referentes ao produto venceram no dia 31 de dezembro de 2004.
O chefe da Divisão de Acordos Sanitários e Fitossanitários do ministério da Agricultura, Odilson Ribeiro, diz que o documento não foi renovado porque o ministério aguardava a votação da lei de Biossegurança.
– Queríamos incluir no texto da certificação esta lei. Como não foi votada, nós vamos utilizar o texto da medida provisória 223 para fazer a certificação – explica.
A China só autoriza entrada de soja transgênica com certificado de segurança para consumo humano e para o meio ambiente. O documento será assinado pelo ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e pelo secretário de Defesa Agropecuária, Gabriel Alves. A soja exportada para a China movimentou US$ 2,115 bilhões no ano passado. No total, 6,6 milhões de toneladas do produto foram comercializadas.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.