| 09/01/2005 23h02min
Neste final de semana, uma frente fria de intensidade fraca provocou chuva no Estado e a previsão é de chuva no início da semana em diversos pontos, mas o calor volta quarta-feira. Apesar da chuva, as perdas na agricultura não devem ser amenizadas. Até terça, deve chover em diversas regiões, e há possibilidade de recomposição de reservartórios e alívio de racionamento, especialmente nas regiões Norte e Noroeste. Com chuva forte e descontínua, as lavouras não devem ser beneficiadas.
A seca já causa preocupação em municípios de porte médio, como Lajeado, no Vale do Taquari, com 65 mil habitantes e arrecadação de 5% no setor primário. Preocupada com a situação de 440 pequenos produtores rurais, a prefeitura decretou situação de emergência na última sexta-feira. O Rio Grande do Sul já tem outros 78 municípios na mesma situação.
No último levantamento realizado pela Secretaria de Agricultura de Lajeado, os prejuízos chegam a 50% nas lavouras de milho, 20% na soja, 30% no feijão e 60% nos hortigranjeiros.
Na quinta, a volta do calor e a alta umidade do ar provocam a formação de nuvens de chuva em várias localidades, principalmente no decorrer da tarde e durante a noite. Mas o sol deverá predominar na maior parte do dia.
Com informações do jornal Zero Hora.
Veja as imagens da seca no EstadoGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.