Notícias

 | 09/01/2005 23h02min

Chuvas podem evitar racionamento no Estado

Precipitação não será suficiente para impedir perdas na agricultura

Neste final de semana, uma frente fria de intensidade fraca provocou chuva no Estado e a previsão é de chuva no início da semana em diversos pontos, mas o calor volta quarta-feira. Apesar da chuva, as perdas na agricultura não devem ser amenizadas. Até terça, deve chover em diversas regiões, e há possibilidade de recomposição de reservartórios e alívio de racionamento, especialmente nas regiões Norte e Noroeste. Com chuva forte e descontínua, as lavouras não devem ser beneficiadas.

A seca já causa preocupação em municípios de porte médio, como Lajeado, no Vale do Taquari, com 65 mil habitantes e arrecadação de 5% no setor primário. Preocupada com a situação de 440 pequenos produtores rurais, a prefeitura decretou situação de emergência na última sexta-feira. O Rio Grande do Sul já tem outros 78 municípios na mesma situação.

No último levantamento realizado pela Secretaria de Agricultura de Lajeado, os prejuízos chegam a 50% nas lavouras de milho, 20% na soja, 30% no feijão e 60% nos hortigranjeiros.

Na quinta, a volta do calor e a alta umidade do ar provocam a formação de nuvens de chuva em várias localidades, principalmente no decorrer da tarde e durante a noite. Mas o sol deverá predominar na maior parte do dia.

Com informações do jornal Zero Hora.

Veja as imagens da seca no Estado

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.