Notícias

 |  hmin

Tsunami ameaça tribos primitivas em ilhas da Ásia

Cerca de 7 mil pessoas morreram nas ilhas de Andaman e Nicobar

Algumas tribos primitivas da Ásia podem estar perto da extinção depois da tsunami que atingiu parte do continente. Nesta quarta, dia 29, especialistas revelaram preocupação com as tribos das ilhas de Andaman e Nicobar, que pertencem ao território da Índia.

Localizadas num arquipélago de mais de 550 ilhas, sendo cerca de três dezenas desabitadas, Andaman e Nicoba abrigam seis tribos de origem mongólica e africana. Muitas são seminômades e subsistem da caça com arcos, flechas e lanças, pesca e coleta de frutas e raízes. Elas vivem lá há milhares de anos.

– Eles são um elo vital com nosso passado pré-histórico. Se forem perdidos, a Índia e o mundo perderão parte de sua gloriosa heterogeneidade – disse Ajoy Bagchi, diretor-executivo da Comissão Popular de Ambiente e Desenvolvimento da Índia.

Mais de 7 mil pessoas podem ter morrido nas duas localidades. Antropólogos dizem que a maior preocupação é em relação a cinco pequenas tribos aborígenes: os grandes Andamaneses, Sentineleses, Onge, Jarawa e Shompen. Alguns grupos, como os andamaneses, já têm menos de 30 pessoas em suas tribos.

As informações são da agência Reuters.

Veja imagens da tragédia

Veja como se forma uma tsunami

Confira o local da catástrofe

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.