| hmin
A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa começa no dia 3 de janeiro no Rio Grande do Sul. A meta da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) é imunizar 100% do rebanho bovino e bubalino, estimado em 10 milhões de cabeças na Zona Sul e 3,5 milhões no Norte. Cerca de 360 mil pecuaristas devem se envolver na operação.
Nesta fase, a cobertura vacinal do gado ocorrerá em dois períodos: de 3 a 31 de janeiro na Metade Sul e de 1º a 28 de fevereiro na Metade Norte. Conforme o Departamento de Produção Animal (DPA), 4 milhões de cabeças devem ser vacinadas gratuitamente, de acordo com critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
A estrutura do DPA envolverá 111 postos em convênio com prefeituras, 300 veículos, aproximadamente 250 veterinários (88 emergenciais), 1,5 mil auxiliares de serviços rurais (cerca de 800 emergenciais) e 300 funcionários administrativos responsáveis pela tabulação dos dados. Os técnicos do departamento sugerem que, durante a etapa de vacinação, o produtor declare todos os animais da propriedade, o que inclui, por exemplo, rebanho ovino e plantel de aves.
As informações são do governo do Rio Grande do Sul.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.