| 27/12/2004 08h10min
Serviços meteorológicos emitem alerta de novas tsunamis Os serviços meteorológicos da Índia e do Sri Lanka emitiram alerta para a possibilidade de mais tsunamis atingirem países asiáticos nos próximos dois dias. Segundo especialistas, foram detectados outros tremores próximos à ilha de Sumatra que podem gerar ondas semelhantes às ocorridas neste domingo, porém com menor intensidade.
A expectativa é de que o tamanho das ondas chegue no máximo à metade das que devastaram áreas costeiras de oito países do sudeste asiático, provocando milhares de mortes. A Organização das Nações Unidas está em alerta para o surgimento de epidemias dentro de poucos dias nos países atingidos pela onda gigante.
– Esse deve ser o pior desastre nacional na história recente porque afetou fortemente áreas costeiras densamente povoadas e vulneráveis – disse à CNN o coordenador de Auxílio de Emergência da ONU, Jan Egeland.
Especialistas concordam que as prioridades são o fornecimento de água e comida, os abrigos e as condições de salubridade. Uma das principais preocupações é o grande número de cadáveres em estado de decomposição. O Fundo Monetário Internacional anunciou que fornecerá toda a ajuda possível à Indonésia, Índia, Sri Lanka, Malásia, Tailândia, Myanmar, Maldivas e Bangladesh.
– Cada nação tem suas necessidades específicas. O FMI está pronto para fazer sua parte no auxílio a essas nações com o apoio adequado – disse o diretor Rodrigo Rato, numa declaração publicada no site da instituição.
Rato informou que o diretor do Departamento da Ásia-Pacífico foi instruído para estabelecer contato imediato com as autoridades dos países atingidos.
As informações são da agência Reuters e Globo Online.
Veja como se forma uma tsunamiGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.