| 15/12/2004 19h02min
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu subir em mais 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros do país nesta quarta, dia 15, confirmando a expextativa do mercado. Com a decisão unânime e sem viés – ou seja, a taxa só poderá ser alterada na reunião de janeiro – a Selic passa a 17,75% ao ano. Este é o quarto aumento consecutivo na taxa, que foi mantida por cinco meses em 16%, de abril a agosto.
O Copom justificou o aumento dizendo que está "dando prosseguimento ao processo de ajuste da taxa de juros básica iniciado em setembro". O anúncio reforça mais ainda a idéia de que o Banco Central está menos tolerante a choques que possam ameaçar a estabilidade.
A autoridade monetária eleva o juro para deixar o crédito mais caro e conter o consumo, evitando que a inflação saia do controle. No ano a inflação acumulada pelo Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) é de 6,68%, acima da meta de 5,5% para 2004. Para o ano que vem, a meta é de 4,5%. Em ambos os casos, há uma margem de tolerância de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.