| hmin
O Ministério da Agricultura firmará nos próximos dias convênio com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para ampliar a parceria de apoio logístico e cartográfico nas operações de campo em toda a região amazônica. A rede possui mais de 700 pontos de comunicação remota e fornecerá informações sobre as tendências de expansão da fronteira agrícola com mapas e análise de satélites.
Além das alterações no meio ambiente, desmatamento e áreas de garimpo, os pontos de comunicação permitem tráfego de voz e dados via satélite por meio de fax, telefone e correio eletrônico. Com a parceria o ministério pretende aprofundar estudos sobre o avanço da agropecuária na região, detalhando a área e os tipos de cultura.
O Sipam concederá ao ministério equipamentos portáteis e veiculares que podem ser usados em embarcações, veículos e em ações de campo. Com isso, os funcionários poderão transmitir informações para aprofundar a base de dados do governo federal.
O equipamento tem sido utilizado no projeto-piloto “Brasil Livre de Aftosa”, lançado pelo ministro Roberto Rodrigues no último dia 26, em Santarém, no Pará, para garantir a segurança no difícil deslocamento dos educadores sanitaristas pelos rios da Amazônia. O Sipam atuou no controle do foco de febre ocorrido em junho deste ano o município paraense de Monte Alegre.
As informações são do site do Ministério da Agricultura.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.