| 16/11/2004 21h11min
Na reta final do Campeonato Brasileiro, o Figueirense foi punido com a perda de um mando de campo no julgamento realizado nesta terça, dia 16, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro. Com isso, o time catarinense terá que escolher um outro lugar para a partida contra o Atlético-MG, pela 43ª rodada, no próximo dia 27. Um dos locais cogitados é a recém inaugurada Arena, em Joinville.
Além de não poder atuar em casa, o time catarinense também terá que pagar uma multa no valor de R$ 50 mil.
O clube catarinense foi enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – que dispõe sobre as medidas que um clube deve tomar para evitar problemas em seu estádio – e poderia ser punido com a perda do mando de campo de uma a três partidas.
O episódio que provocou o julgamento ocorreu após a partida contra o São Paulo, no dia 30 de outubro, no Orlando Scarpelli, quando alguns torcedores alvinegros atiraram copos plásticos no gramado, fato registrado pelo árbitro Luciano Almeida na súmula.
– Estávamos preparados para essa situação. Fica o nosso inconformismo, porque realmente foge muito da realidade do que acontece dentro do campo de futebol. Alegaram que o Figueirense deveria ter fechado os portões até identificar os torcedores que atiraram os objetos. Mas essa hipótese causa um transtorno muito grande. Sinceramente, prefiro que o Figueirense jogue fora e pague multa – disse o vice-presidente jurídico alvinegro, João Batista Baby, em entrevista à rádio CBN/Diário.
Outro condenado na noite desta terça foi o Santos, que recebeu a mesma punição do Figueira. A pena vai ser cumprida diante do Grêmio, em 5 de dezembro, provavelmente em São José do Rio Preto (SP). O Peixe foi condenado pelos incidentes no jogo contra o Corinthians, em 6 de outubro, quando foram atiradas moedas e disparado um rojão contra o goleiro Fábio Costa, na Vila Belmiro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.