| 15/10/2004 19h49min
Tranqüilo na tabela de classificação mas ainda com metas no Campeonato Brasileiro, o Figueirense recebe neste sábado, dia 16, o desesperado vice-lanterna Grêmio, a partir das 16h, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Na 12ª posição, com 48 pontos, o alvinegro luta nas próximas 11 rodadas para chegar no mínimo em nono lugar, melhorando a campanha de 2003, quando foi 11º, e conquistando novamente a vaga na Copa Sul-Americana.
A grande ausência no Figueira é Fernandes. O meia se transferiu na terça-feira para o Al Shabab Al Arabi, dos Emirados Árabes Unidos, onde fica por empréstimo até maio. O técnico Dorival Júnior não fez mistério e no mesmo dia já elevou o reserva imediato Nenê à condição de titular.
Apesar de ter características parecidas com Fernandes, sendo também um jogador de toque de bola, a entrada de Nenê causa algumas mudanças no esquema tático do Figueirense. Principalmente para seus companheiros de setor, como explica César Prates:
– O Fernandes ficava mais fixo pelo lado esquerdo. Com o Nenê, a movimentação é um pouco maior e posso me deslocar mais pelos dois lados – afirmou.
Essa inversão de posições citada pelo versátil atleta alvinegro foi uma das boas surpresas no treino tático de quinta-feira. A principal intenção, lógico, é confundir a marcação adversária. Algo que já vem ocorrendo nas últimas partidas, segundo o meia.
– Sempre falo para os companheiros: "Quando pegarem a bola, olhem para mim. Eu vou estar desmarcado". Tem sido sempre assim – disse o confiante César Prates, uma das melhores peças do Figueira nesta reta final do Brasileirão.
Quem retorna à equipe é o atacante Romualdo, após cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo na derrota por 1 a 0 para o Vasco, há 10 dias, no Rio de Janeiro. Genílson, que havia reaparecido como titular no Figueira após quase três anos, volta ao banco de reservas, para a permanência de Marlon.
O goleiro Édson Bastos preocupou a comissão técnica durante a semana, em função de uma inflamação na garganta e de dores fortes no ouvido, mas está confirmado na partida deste sábado.
O Grêmio volta a contar com seu ataque titular contra o Figueirense. O centroavante Christian, afastado há um mês por causa de uma cirurgia no joelho direito, está liberado para jogar.
Ele faz dupla novamente com Cláudio Pitbull, artilheiro do clube no Campeonato Brasileiro, com 16 gols, que estava ameaçado por uma dor no músculo adutor da coxa direita e conseguiu se recuperar a tempo de viajar.
O time gaúcho, no entanto, não conta com o meia Arílson, que se machucou no treino desta sexta-feira e ficou em Porto Alegre fazendo tratamento. O meia seria o homem da criação, e o grupo não tem outro com seu talento. Luciano Santos tem as maiores chances de entrar.
Trata-se de um volante. Com isso, Felipe Melo ganha liberdade de se juntar a Christian e Pitbull na frente. Em relação à última partida, derrota de 3 a 2 para o Fluminense, há mudanças também na defesa. Baloy retorna à zaga, o que muda o esquema para o 3-5-2, e Léo Inácio substitui Élton na ala esquerda.
O Grêmio vive uma situação desesperadora. Está na penúltima posição, com 35 pontos, e só sai da zona de rebaixamento nesta rodada com uma improvável combinação de resultados.
As informações são do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.