Notícias

 | 23/09/2004 03h25min

Lula discute hoje MP dos transgênicos

No Palácio do Planalto, ambientalistas protestam contra liberação de soja modificada

O texto da medida provisória (MP) que deverá liberar o plantio da soja transgênica será o motivo da reunião de hoje entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o grupo de ministros da Coordenação Política do governo. A base do documento será o relatório do senador Ney Suassuna (PMDB-PB) para a Lei de Biossegurança, que garante poderes à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

O próprio senador já encaminhou ao presidente Lula uma carta solicitando que seja mantida a sua proposta, aprovada em três comissões do Senado. O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que está em viagem aos Estados Unidos, adiantou à Agência RBS na última terça-feira que já havia enviado sugestões ao Palácio do Planalto para a formulação da MP. Mas os outros ministérios envolvidos precisam ser consultados. Ontem, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ainda se mostrava resistente à idéia da edição da MP. Em uma queda-de-braço com o Ministério da Agricultura, afirmou que ainda não havia sido chamada pelo Palácio para conversar sobre o assunto.

- Estamos na expectativa que depois do dia 3 de outubro o Congresso ainda possa se manifestar sobre o projeto de lei. Até porque, o plantio da soja só vai acontecer a partir do dia 10 ou 15 do próximo mês - justificou Marina.

O plantio no Rio Grande do Sul começa no início de outubro. Participarão do encontro de hoje os ministros da Coordenação Política, Aldo Rebelo, da Casa Civil, José Dirceu, da Secretaria do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Jaques Wagner, da Fazenda, Antonio Palocci, e da Secretaria de Comunicação, Luiz Gushiken. A confirmação de que a soja transgênica será um dos temas da reunião foi feita ontem pela assessoria do ministro Aldo Rebelo.

Mas a expectativa de assessores do Palácio do Planalto é de que a medida provisória seja publicada somente na próxima semana. Isso porque tanto o ministro Rodrigues quanto a ministra Marina, os principais interessados no assunto, estarão fora de Brasília até o próximo final de semana.

Em Brasília, as pressões dos ambientalistas contra a MP começaram a ganhar corpo ontem. A provável liberação da soja transgênica foi alvo de um protesto do Greenpeace em frente ao Palácio do Planalto. Os ativistas, usando cartolas, acorrentaram-se a uma bola gigante marcada com o símbolo da rotulagem. Os manifestantes ainda protocolaram um documento pedindo ao presidente Lula que não assine uma nova MP sobre os transgênicos.

( daniela.castro@rbstv.com.br )

DANIELA CASTRO  -  Agência RBS/Brasília
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.