| 14/09/2004 19h29min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou, nesta terça, dia 14, com a expectativa gerada pela reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que definirá nesta quarta, dia 15, a nova taxa básica dos juros no país.
– Algumas pessoas têm a TPC, que é a Tensão Pré-Copom, e a economia não vai deixar de crescer, pois está crescendo de forma consistente – afirmou o presidente durante cerimônia de inauguração das unidades de hidrotratamento de diesel e de coque da Refinaria de Paulínia (Replan), em Paulínia, interior de São Paulo.
Na segunda, os ministros José Dirceu (Casa Civil) e Antonio Palocci (Fazenda) expuseram pontos de vista divergentes sobre a política de juros. Enquanto Dirceu não vê pressão inflacionária que justifique uma elevação da taxa, Palocci defendeu a prioridade dada pelo Banco Central ao controle da inflação.
O Copom tem alertado nos últimos dois meses que a manutenção do juro em 16% talvez não seja suficiente para garantir a convergência da inflação e das expectativas de inflação para as metas deste e do próximo ano. O mercado reforçou nos últimos dias a aposta de que o Copom deverá elevar o juros nesta semana em 0,25 ou 0,5 pontos percentuais, no primeiro movimento de alta desde fevereiro de 2003.
As informações são da Reuters
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.