| hmin
O ministro do Planejamento, Guido Mantega, afirmou nesta quinta, dia 15, em audiência pública na Comissão Mista de Orçamento, que a expectativa do governo é de que o juro real chegue a 7% até o fim deste ano e que o juro nominal feche 2004 em 13%. O governo vinha estimando os juros reais em cerca de 8%. Mantega faz uma exposição sobre o orçamento 2004 aos parlamentares e disse que o esforço fiscal só se justifica na medida em que puder baixar os juros.
O ministro disse que o orçamento deste ano é uma peça importante para a busca do crescimento sustentável e explicou porque a situação exigiu um ajuste fiscal vigoroso. Ele apresentou números que mostram que a balança comercial saltou de um superávit de US$ 2,7 bilhões, em 2001, para US$ 27,2 bilhões anuais até agora. Mantega disse também que a relação dívida-PIB está empreendendo uma trajetória descendente e está hoje em 57,8% do Produto Interno Bruto.
Segundo ele, o governo está fazendo um grande esforço para substituir toda a dívida em dólar para real. O ministro disse ainda que o resultado da balança comercial é um fato importante para reduzir a vulnerabilidade interna, lembrando que o risco-país saiu de mais de 1,5 mil pontos no fim de 2002 para 500 pontos atualmente.
Com informações da Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.