| 19/02/2004 14h22min
O deputado Vieira da Cunha (PDT), presidente da Assembléia Legislativa, ingressou nesta quinta, dia 19, com uma representação criminal contra o deputado Ronaldo Zülke (PT) pela prática dos crimes de calúnia e difamação. A acusação de Vieira está baseada na em declarações publicadas em jornais de Porto Alegre nesta quarta.
Zülke teria dito que "se tem alguém vinculado aos bicheiros no Rio Grande do Sul é o deputado Vieira da Cunha". Para o pedetista, Zülke "extrapolou todos os limites suportáveis com a afirmação". Vieira ainda classificou a afirmação como "caluniosa, difamatória e leviana".
Na véspera, Vieira ingressou com uma representação contra Zülke na Comissão de Ética da Assembléia Legislativa, pedindo a suspensão do parlamentar que o acusara de ter protagonizado "palhaçadas" e "armações" durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Segurança Pública, que investigou envolvimento de setores do governo do Estado na gestão de Olívio Dutra (PT) com o jogo do bicho.
A
representação toma por base a Lei da Imprensa, que prevê pena de seis meses a três anos de detenção e multa de um a 20 salários mínimos pelo crime de calúnia. O petista afirma que o seu partido entrará com representação pedindo o afastamento de Vieira da Cunha da presidência do Legislativo gaúcho. Zülke acusa Vieira de estar usando o cargo para promover a sua candidatura à prefeitura da Capital.
O procurador-geral de Justiça, Roberto Bandeira Pereira, adiantou que o expediente será encaminhado à Subprocuradoria de Justiça para Assuntos Jurídicos, comandada pelo Dr. Antônio Carlos de Avelar Bastos, para exame do conteúdo da representação.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.