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 | 15/01/2004 15h42min

Vendas nos supermercados têm queda de 1,91% em 2003 no RS

Em dezembro, crescimento foi de 26,72%

A Associção Gaúcha de Supermercados (Agas) divulgou nesta quinta, dia 15, os dados finais sobre o desempenho do setor no ano passado. Em dezembro de 2003, o Índice Comportamental de Vendas Agas (ICVA) registrou uma variação positiva de 26,72% em relação a novembro, levando em conta a variação da inflação no período. Em relação a dezembro do ano passado o resultado do ICVA foi de 3,02%.

No ano de 2003, a taxa de variação do ICVA apresentou um resultado negativo de 1,91%. Ao longo do ano, a associação registrou quedas nos três primeiros trimestres do ano, com resultados de -6,44%, -0,68% e -2,59%. No último trimestre do ano, o ICVA cresceu 1,91%. A expectativa do setor supermercadista é que em 2004, em função do crescimento da economia, as vendas cresçam cerca de 3,8%.

Apesar do crescimento positivo do ICVA no quarto trimestre, em grande parte devido ao mês de dezembro, o desempenho negativo do ICVA em 2003 está relacionado à estagnação da economia brasileira ao longo do ano, devido às políticas monetária e fiscal restritivas.  Para a Agas, a performance negativa do ICVA em 2003 foi resultado da manutenção do patamar elevado da taxa de juros, do crescimento do desemprego e da alta da inflação. 

O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, afirma que os aumentos de preços que estavam previstos por muitos fornecedores foram adiados em função da pequena queda e estabilidade que vem ocorrendo com o dólar. A curto prazo, esta situação é favorável ao mercado e ao consumidor interno, afirma Longo.

As vendas de dezembro não foram superiores porque as compras de Natal ocorreram apenas três dias antes do evento, sendo que nesse curto período, as vendas corresponderam a 17% do faturamento total do mês de dezembro, lembra Longo. 

Para o mês de janeiro, Longo prevê que as vendas de produtos de material de limpeza e perfumaria terão um incremento em relação ao mesmo período do ano passado, em função do grande número de lançamentos, inclusive com preços mais acessíveis, motivado pela atual taxa do dólar e pela grande diversidade de produtos com valor agregado menor.

O setor de hortifrutigranjeiros vem aumentando a participação nas vendas dos supermercados, chegando a atingir 12% do total de vendas em uma loja de porte médio, informa o presidente da Agas.


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