| 23/09/2003 08h47min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra na manhã desta terça, dia 23, com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, em Nova Iorque (EUA), antes de abrir os trabalhos da 58ª Assembléia Geral do organismo. Lula discursa após Annan, por volta das 12h.
Às 13h30min (horário de Brasília), no mesmo local, o presidente brasileiro se reúne com o chanceler da Alemanha, Gerhard Schroder. Depois, comparece a almoço oferecido por Kofi Annan aos participantes da Assembléia Geral. Ainda consta na agenda de Lula encontros com os membros do Grupo do Rio e com o presidente de Moçambique, Joaquim Chissano.
Em um dos mais aguardados discursos desde a posse, Lula deve propor na sua fala na ONU a reformulação no órgão. O seu pronunciamento será um importante passo na campanha para assegurar ao Brasil uma vaga permanente no Conselho de Segurança da entidade.
Segundo o chanceler brasileiro, Celso Amorim, o presidente vai defender uma ampla reforma nas Nações Unidas para convertê-la em um organismo mais eficaz para abordar questões complicadas. O Brasil quer que a ONU amplie o número de assentos no Conselho de Segurança e revise o funcionamento da Assembléia Geral, entre outras coisas.
Lula lançou o tema de uma reforma da ONU perante um grupo de cinco presidentes e três primeiros ministros convidados pela missão brasileira para um almoço nesta segunda, junto a Annan. Amorim disse que havia uma "ampla margem de convergência de pensamento" com o secretário-geral sobre as reformas. Annan quer nomear uma comissão de notáveis para propor as reformas. O presidente brasileiro também deve propor a criação de um programa de combate à fome de âmbito mundial, no moldes do Fome Zero.
Com informações da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.