| hmin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda, dia 22, de uma conferência internacional sobre terrorismo, em Nova York, onde fica até a próxima quinta. O ponto alto de sua viagem será o discurso inaugural da 58ª Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça.
Lula deverá usar sua fala na ONU para enfatizar o combate à fome, à miséria e à exclusão social, disse na noite de domingo Oded Grajew, assessor da Presidência para o programa Fome Zero, que acompanha Lula na viagem aos Estados Unidos. O presidente vai ressaltar a necessidade da abertura do comércio internacional e o combate ao protecionismo para a redução da desigualdade entre os países. A presença do presidente na ONU deve a reforçar a posição do Brasil, após o embate dos subsídios agrícolas na reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Cancún, no México.
Nesta segunda, Lula está participando da conferência "Combatendo o Terrorismo em prol da Humanidade", promovida pelo primeiro-ministro da Noruega, Kjell Magne. Em seu discurso, Lula deve homenagear as vítimas do terrorismo e a memória do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, diplomata da ONU morto recentemente em ataque no Iraque.
Depois, Lula oferece um almoço ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que também participa da conferência de terrorismo. Ao abrir o evento, Annan afirmou que o terrorismo só será derrotado se os líderes mundiais agirem para resolver as disputas políticas e conflitos que geram seu apoio. Além de Annan, estarão presentes no almoço três primeiros-ministros e cinco presidentes, entre eles o da França, Jacques Chirac, com quem Lula tem encontra privado mais tarde.
Na terça e na quarta, Lula encontrará separadamente o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o chanceler alemão, Gerhard Schroeder. Até agora, não está previsto encontro reservado com presidente norte-americano, George W. Bush. Na quarta, Lula terá uma reunião com líderes da maior central sindical do país, a AFL-CO.
O presidente, que está hospedado no tradicional hotel Waldorf Astoria, está acompanhado dos ministros Celso Amorim (Relações Exteriores), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento), José Graziano (Segurança Alimentar), Humberto Costa (Saúde), Gilberto Gil (Cultura) e Luiz Dulci (Secretaria Geral).
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.