| hmin
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, vai fazer uma "convocação para ação'' aos Estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU), pedindo que todos ajudem na reconstrução do Iraque e do Afeganistão no pós-guerra. O chamado fará parte de seu discurso na Assembléia Geral da ONU na próxima terça-feira, informaram fontes da Casa Branca neste sábado, dia 20.
O passo é dado um ano depois de Bush ter desafiado as Nações Unidas para apoiar suas resoluções anti-iraquianas, numa tentativa frustrada de obter uma resolução da ONU que apoiasse a guerra contra o Iraque.
Com as forças militares americanas no Iraque sob fogo de guerrilha diário, os custos da operação já estouraram o orçamento previsto, e nenhuma prova conclusiva de armas de destruição em massa foi encontrada. Bush aparecerá diante da Assembléia Geral da ONU este ano buscando deixar para trás o amargo debate que houve antes da guerra, buscando agora assistência internacional.
Bush enfrenta critícas nos EUA devido à presença militar norte-americana no Iraque no pós-guerra, particularmente dos pré-candidatos democratas à presidência e sua popularidade vem caindo desde que, no último dia 7 de setembro, o presidente contou que a manutenção dos militares e a reconstrução do Iraque no próximo ano custará US$ 87 bilhões aos americanos.
As informações são da agências Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.