| hmin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos favoritos ao Prêmio Nobel da Paz 2003, de acordo com o diretor do Instituto Internacional para a Pesquisa da Paz, o norueguês Stein Tonnesson. Segundo Tonnesson, Lula ocupa um lugar de destaque nas preferências do Comitê, por sua luta contra as desigualdades sociais na América do Sul, tema considerado fundamental.
Outros dois fortes candidatos, segundo Tonnesson, são o dissidente iraniano Hashem Aghajari – que está em uma prisão do Iraque – por suas tentativas de reformar o regime teocrático no país, e a organização humanitária católica, Santo Egídio, que tem a seu favor sua contribuição ao processo de paz em Moçambique e seu trabalho na luta contra a Aids.
Segundo o diretor do instituto Nobel, Geir Lundestad, cerca de 165 personalidades e instituições já se inscreveram para o prêmio. Entre as candidaturas confirmadas estão as de Jacques Chirac (presidente francês), Tony Blair (primeiro ministro inglês), George W. Bush (presidente americano), a Cruz Vermelha, e o Papa João Paulo II.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.