Notícias

 | 14/09/2003 12h

Powell avalia situação da segurança no Iraque como desafiadora

O secretário de Estado norte-americano Colin Powell disse neste domingo, dia 14, que a situação da segurança no Iraque permanece desafiadora, mas está confiante de que as forças dos Estados Unidos irão gerenciar a pacificação do país e estabelecer a democracia. Powell falou em Bagdá após encontro com o novo ministro de Relações Exteriores do Iraque, Hoshiyar Zebari.

As forças dos EUA no Iraque ficam sob fogo cruzado todos os dias. A criminalidade e a falta geral de leis têm se disseminado desde que Washington derrubou o regime de Saddam Hussein em abril. Um soldado norte-americano na cidade de Falluja tornou-se no domingo o 72º morto na ação no Iraque desde que foi divulgado o fim oficial do combate em 1º de maio. Ele morreu quando uma bomba explodiu junto ao seu veículo.

– As maiores novas ameaças são os terroristas que estão tentando entrar no país com o propósito de atrapalhar nosso processo (de trazer a democracia para o Iraque) e nós não vamos permitir que isso (nosso objetivo) aconteça – disse Powell a repórteres.

Zebari – que espera ter um governo legítimo no Iraque entre o meio e o final de 2004 – disse que a segurança será o maior problema quando iraquianos assumirem o comando do país, onde mais de 150 mil soldados estrangeiros estão tentando estabelecer a ordem.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.