| hmin
O mercado reduziu fortemente sua projeção para o crescimento econômico brasileiro este ano, após o país entrar em recessão no primeiro semestre. Uma sondagem do Banco Central (BC) mostrou nesta segunda, dia 8, que a mediana das estimativas de quase cem instituições financeiras para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2003 caiu de 1,20% na semana passada – dado revisado em relação à leitura anteriormente divulgada de 1,36% – para 1,03%.
O mercado também revisou para baixo, ainda que levemente, seu prognóstico para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano, de 9,57% para 9,55%, marcando a 14ª semana de queda. A política monetária apertada aplicada pelo governo desde o final do ano passado é a responsável pelas melhores perspectivas inflacionárias, mas também pela previsão de uma performance econômica inferior à de 2002, quando a economia cresceu 1,5%.
O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, é mais otimista e prevê uma expansão de 1,5%. Já o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao Ministério do Planejamento, reduziu na semana passada sua projeção de 1,6% para 0,5%.
A pesquisa mostrou ainda que as projeções para o IPCA em 2004 foram mantidas em 6,2% e as para os próximos 12 meses ficaram estáveis em 6,25%. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.