| hmin
O Talibã enviou mais 300 combatentes para a Província de Zabul, sul do Afeganistão, a fim de ajudar simpatizantes que estão lutando contra tropas do governo afegão e dos Estados Unidos. O envio dos reforços foi noticiado nesta terça, dia 2, pelo comandante da milícia Maulvi Faizullah.
Faizullah, envolvido nos combates em Zabul, afirmou que o reforço de militantes foi direcionado para o distrito de Dai Chopan, onde vai se unir aos mais de mil guerrilheiros que lutam na área há oito dias. A força é liderada pelo ex-ministro da Educação do Talibã, Amir Khan Muttaqi.
O chefe do setor de inteligência de Zabul, Khalil Hotak, disse que forças do governo afegão, com apoio das tropas lideradas pelos EUA, estão vasculhando a região das cavernas de Koh Larzab, onde os guerrilheiros devem estar escondidos.
O Talibã declarou uma jihad (guerra santa) contra as forças estrangeiras, organizações de ajuda humanitária e seus aliados no Afeganistão.
Os conflitos em Zabul contribuíram para
fazer de agosto o mês mais sangrento desde que o regime foi derrubado do poder, no final de 2001.
Autoridades de Cabul dizem que mais de 90 membros do Talibã foram mortos, a maioria em ataques aéreos. O grupo, porém, nega esse número e afirma que ele é bem menor.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.