Notícias

 |  hmin

Chirac defende transferência imediata de poder no Iraque

O presidente da França, Jacques Chirac, pediu aos Estados Unidos nesta sexta, dia 29, que inicie a transferência de poder para um governo provisório iraquiano, dizendo que esta é uma pré-condição para a ajuda internacional na reconstrução do país.

– A transferência do poder e da soberania para os iraquianos é a única opção realista. Deve ser implementada imediatamente na estrutura de um processo que apenas as Nações Unidas podem legitimar totalmente, apoiada por países da região. Uma vez que esta estrutura seja estabelecida, a comunidade internacional pode trazer apoio total e eficaz para a reconstrução do país, de uma maneira que deva ser determinada pelos próprios iraquianos – disse o chefe de Estado francês.

A França, que se opôs firmemente à guerra no Iraque, pediu esta semana por uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) por uma assembléia constituinte até o final do ano. O país recusou os esforços dos Estados Unidos para obter apoio às tropas no Iraque, pedindo uma verdadeira força internacional com um mandato do Conselho de Segurança, onde a França mantém um veto.

As forças norte-americanas estão sofrendo ataques quase diários em um país onde a violência é frequente. Funcionários de um hospital disseram que uma explosão ocorrida nesta sexta, no qual pelo menos 75 pessoas foram mortas.

O vice-secretário de Estado norte-americano, Richard Armitage, disse em uma entrevista divulgada na quarta-feira que Washington pode aceitar uma força da ONU se o comando for americano.

O ministro das Relações Exteriores da França, Dominique de Villepin, disse no início desta semana que ``uma real mudança de aproximação'' é necessária no Iraque, para acabar com a idéia de ocupação norte-americana do país.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.