| 27/08/2003 09h01min
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Yasser Arafat, pediu nesta quarta, dia 27, a todos os grupos militantes que reatem o cessar-fogo rompido na semana passada, depois que Israel assassinou um líder do Hamas.
– O presidente Yasser Arafat pede a todas as facções palestinas para retomarem seu compromisso com a trégua, a fim de dar uma chance aos esforços de paz internacionais para implementar um plano de paz que o governo israelense se recusa a cumprir – diz um comunicado divulgado pelo gabinete do líder.
Anteriormente, Arafat havia afirmado que estava disposto a atuar contra os grupos militantes, desde que Israel parasse os ataques contra essas organizações.
– Estou disposto a implementar a lei (contra os militantes) com a condição de que Israel pare seus ataques – afirmou o líder em seu quartel-general devastado, em Ramallah.
O palestino não disse, entretanto, quais medidas adotaria.
Arafat, confinado em Ramallah desde o final de 2001, garante já ter ordenado a prisão de líderes militantes outras vezes durante os três anos de levante por independência e que está pronto a dar novas ordens. Entretanto, o presidente da ANP está afastado do processo de paz. Os Estados Unidos e Israel acusam-no de incitar a violência. Arafat nega a acusação.
Um membro do Hamas, Abdel Aziz al-Rantissi, classificou como "perigosa'' a disposição de Arafat em combater militantes, alegando que tais comentários dão a entender para Israel que ''estamos prontos para matar uns aos outros''.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.