| hmin
O corpo do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, principal enviado da Organização das Nações Unidas ao Iraque, será enterrado em Genebra (Suíça) na quinta, dia 28. Nesta terça, dia 26, centenas de funcionários da ONU, sob o comando de Sergei Ordzhonikidze, diretor-geral da sede européia da organização, realizaram uma marcha silenciosa em homenagem às 23 pessoas mortas na explosão em Bagdá.
Membros de todas as agências da ONU na cidade participaram da manifestação em Genebra.
Vieira de Mello, 55 anos, trabalhou por mais de 30 anos na ONU e era considerado um potencial candidato a secretário-geral da organização. Ele morreu com outras 22 pessoas quando um caminhão-bomba atingiu a sede da entidade em Bagdá (capital iraquiana), na terça-feira passada.
O corpo dele foi levado para o Rio de Janeiro para ser velado no fim de semana e, na segunda, transportado de volta para Genebra, cidade onde trabalhou como alto comissário das Nações Unidas para os direitos humanos.
Segundo autoridades da ONU, o brasileiro seria enterrado no Cemitério dos Reis, onde estão também, entre outros, o líder protestante Calvino e os escritores James Joyce, Jorge Luis Borges e Rainer Maria Rilke.
Vieira de Mello foi a maior autoridade do organismo internacional morta em serviço desde que o secretário-geral Dag Hammerskjold morreu em circunstâncias misteriosas em 1961, em um acidente de avião, quando tentava solucionar uma crise envolvendo a recém-independente República do Congo.
A autoria do atentado de Bagdá foi reivindicada por um grupo que disse agir em nome da rede Al-Qaeda, de Osama bin Laden. Autoridades disseram que uma cerimônia oficial em homenagem aos mortos e aos feridos seria realizada na sexta no Palais de Nations da ONU, em Genebra. Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.