| 22/08/2003 22h32min
O Avaí foi goleado por 4 a 1 pela Portuguesa na noite desta sexta, dia 22, no Canindé, em São Paulo, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo com a derrota, o Leão da Ilha segue em sétimo lugar, com 25 pontos, mas pode cair posições na tabela depois que a rodada for completada. Já a Lusa chegou aos mesmos 25 pontos, mas está em desvantagem nos critérios de desempate.
O Avaí tem cinco jogos pela frente até o fim da primeira fase e, estima-se, precisa vencer quatro para se garantir na próxima fase sem depender de resultados. O próximo jogo azurra é contra o Joinville, em Joinville, no sábado, dia 30.
O Leão foi mal no que tinha de melhor e manteve o rendimento no que tinha de pior. A defesa azurra, que entrou em campo como a melhor do campeonato, tomou quatro gols – algo inédito para a equipe catarinense na Série B 2003. Já o ataque, o pior da competição, criou poucas chances e só marcou no final, em pênalti duvidoso marcado pelo árbitro carioca Samir Yarak.
Curiosamente, no entanto, o Avaí teve mais volume de jogo que a Lusa no primeiro tempo. Só que rugiu e não mordeu. Já a Lusa foi três vezes ao ataque, com aproveitamento de 100%. A primeira logo a um minuto de jogo. Cobrando falta da entrada da área, pelo lado direito, Sérgio Manoel mandou de canhota no ângulo direito de Gustavo (no intervalo, o goleiro assumiu que bobeou no lance).
O segundo gol da Lusa foi aos 22. Após cruzamento da direita, Marcos Denner, mesmo entre dois marcadores, cabeceou no primeiro pau e ampliou. O terceiro, outro gol de cabeça, ocorreu aos 47. Sérgio Manoel cruzou da direita, a bola veio alta e encontrou no segundo pau o zagueiro César, que testou para o chão, cruzado, vencendo Gustavo.
O Avaí, por sua vez, mostrou no ataque as mesmas deficiências de outros jogos. Como aos 26, quando Marcelinho recebeu dentro da meia-lua da área, armou o chute, mas pegou mal na bola e mandou à direita. Como, também, aos 34, quando Celso – que pouco antes havia feito grande jogada, passando por três marcadores – perdeu o gol embaixo da trave ao errar em bola.
Se no primeiro tempo o Avaí pelo menos mostrou volume de jogo, na etapa final nem isso. O Leão voltou do intervalo com Paulo César no lugar de Reinaldo, mas a mudança não surtiu resultado. Já a Portuguesa, sonolenta no primeiro tempo, voltou a campo como se fosse ela a estar perdendo por 3 a 0, buscando o gol, enquanto o Leão batia cabeça na defesa.
O quarto gol da Lusa saiu aos 26 minutos. Cláudio avançou pela ponta esquerda e cruzou no segundo pau para Marcos Denner, que apareceu livre e marcou de cabeça.
A situação do Avaí piorou ainda mais depois da expulsão de Fábio Vidal. Mas mesmo assim, o Leão descontou, com Celso cobrando pênalti, aos 40.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.