| 22/08/2003 15h30min
O foguete brasileiro que deveria ser lançado nos próximos dias da base de Alcântara, no Maranhão, foi destruído em um acidente no centro de lançamento, informou o Comando da Aeronáutica nesta sexta, dia 22. A explosão do Veículo Lançador de Satélites (VLS) deixou militares feridos, mas ainda não se sabe quantos nem o grau dos ferimentos
– Lamentamos informar um acidente com o terceiro protótipo do VLS (Veículo de Lançamento de Satélite) ocorrido hoje (sexta), por volta das 13h30min, no centro de lançamento de Alcântara – disse a Aeronáutica em um comunicado.
No primeiro comunicado, a Aeronáutica salientou que "não há registro de danos causados a pessoas ou instalações fora do área do centro de lançamento". As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, segundo o texto. Logo após, o Comando divulgou a informação sobre a existência de feridos, mas sem dar detalhes.
O primeiro VLS brasileiro foi lançado em 1997, mas a missão fracassou: um defeito forçou a destruição do protótipo 65 segundos depois do lançamento. O segundo protótipo, lançado em 1999, também teve de explodido, minutos após a partida.
Com informações da agência Reuters e Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.