| 19/08/2003 11h31min
O diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello e representante especial da Organização das Nações Unidas (ONU) no Iraque está preso nos escombros do prédio do órgão atingido por uma explosão na manhã desta terça-feira, dia 19, em Bagdá. Equipes estão prestando os primeiros-socorros ao brasileiro, que está consciente. Até o momento, foi confirmada a morte de uma pessoa e trinta feridos. Informações preliminares indicavam três vítimas. O atentado ocorreu no Hotel Canal às 16h30min (9h30min em Brasília). No local, há também escritórios de outras agências da organização.
– Um carro explodiu. Eu estava de pé, no portão, quando ele explodiu – disse Uday Ahad, um segurança do prédio.
Ahad afirmou ter tirado três corpos dos escombros. Equipes de resgate tentavam retirar o brasileiro Vieira de Mello do local. Ele estava gravemente ferido, segundo um funcionário da ONU. De acordo com ele, a explosão aconteceu bem embaixo da janela do brasileiro, que é o alto-comissário para Recursos Humanos da entidade. Centenas de pessoas trabalham nos escritórios da ONU instalados no Canal Hotel, na região leste de Bagdá.
Duas vítimas foram retiradas do local de helicóptero e duas outras por terra. Era possível ouvir o barulho de sirenes e ver uma grossa coluna de fumaça negra saindo do local. Soldados norte-americanos mandaram que os jornalistas se mantivessem afastados porque, segundo disseram, havia a possibilidade de ocorrerem novas explosões.
– De repente, houve uma explosão e tudo caiu. Há muitas pessoas lá dentro porque ninguém tinha ido para casa ainda – disse Fouad Victor, um funcionário da ONU que estava dentro do hotel quando ocorreu a explosão.
O atentado ocorre dias depois de um caminhão-bomba ter sido detonado do lado de fora da Embaixada da Jordânia em Bagdá, matando 17 pessoas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.