| hmin
Seis meses depois de ter sido fechada, às vésperas da guerra, uma ferrovia que liga a Turquia ao Iraque, via Síria, será reaberta. A retomada do tráfego ferroviário visa a encorajar o comércio pós-guerra entre os países da região.
Trens carregando alimentos e materiais para a reconstrução vão viajar para e do Iraque quatro vezes por semana ao longo da ferrovia reaberta. A linha de trem, que termina em Bagdá, foi fechada no fim de fevereiro, pouco antes da invasão anglo-americana ao, então, país de Saddam Hussein.
Turcos e iraquianos firmaram um acordo comercial através da fronteira entre a Turquia e o norte do Iraque – utilizada antes da guerra para a passagem de alimentos e remédios do programa petróleo-por-comida da Organização das Nações Unidas (ONU) – assim como o fim das sanções no comércio de diesel.
A Turquia disse ter perdido mais de US$ 30 bilhões em negócios com Bagdá desde a Guerra do Golfo (1991). O país afirmou também ter pedido a Washington autorização para participar dos esforços de reconstrução do país.
As relações entre Ancara e Washington ficaram abaladas quando o parlamento turco se negou, em março, a permitir que as forças dos Estados Unidos atacassem o Iraque a partir de seu território. Analistas prevêem que a decisão reduzirá as chances de turcos firmarem contratos lucrativos de reconstrução no Iraque.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.