| 24/07/2003 13h39min
O Sindicato das Indústrias de Fumo (Sindifumo) deve entrar na Justiça com pedido de reintegração de posse da sede em Santa Cruz do Sul, onde, desde a manhã desta quinta, dia 24, cerca de 600 agricultores ligados ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e à Via Campesina estão ocupando o pátio. Os manifestantes estão acampados no Parque da Oktorberfest e a ocupação faz parte da mobilização estadual por reforma agrária, que reúne famílias de sem-terra em quatro grandes acampamentos no Estado: Santa Cruz do Sul, Palmeira das Missões, Canguçu e Erechim.
Os produtores de fumo reivindicam a desapropriação de uma área de 3.090 hectares pertencentes à empresa Souza Cruz no município de Santa Cruz do Sul. Os agricultores querem ainda a efetivação do rebate de 30% nos financiamentos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e melhores preços para a produção na próxima safra.
Os demais acampamentos da Via Campesina, em Erechim, Palmeira das Missões e Canguçu realizam nesta quinta estudos sobre os problemas agrários brasileiros com assessoria de lideranças do MST.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.