Notícias

 |  hmin

Bush se reúne com Kirchner e garante apoio ao país

Presidente americano se mostrou otimista com respeito à situação da Argentina

O presidente da Argentina Nestor Kirchner reuniu-se com o presidente norte-americano, George W. Bush, no São Oval da Casa Branca nesta quarta, dia 23. Após o encontro na Casa Branca, Kirchner assegurou que Bush se comprometeu a apoiar decididamente a Argentina, se mostrando otimista com respeito à situação do país.

– Foi uma reunião muito boa – disse Kirchner.

Durante a reunião que durou cerca de 40 minutos, os presidentes conversaram sobre a situação da Argentina e discutiram sobre a necessidade de lutar contra o terrorismo internacional. Kirchner afirmou que Bush deu um "franco, decidido e incondicional apoio" ao processo de recuperação da Argentina, que vai muito mais além de um respaldo das negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Kirchner considerou que Bush foi "absolutamente respeitoso em todos os aspectos" e destacou a declaração de apoio do presidente americano, de que era muito otimista com relação ao país. A reunião foi um marco na visitia de dois dias de Kirchner aos Estados Unidos, que incluiu ainda uma viagem a Nova Iorque para homenagear as vítimas do atentado de 11 de setembro e  manter encontros com banqueiros e membros da comunidade judia.

A reunião foi acompanhada pela conselheira nacional de Segurança, Condolleza Rice, pelo secretário de Estado, Colin Powell, pelo secretário do Tesouro, John Snow, e pelo ministro do Comércio Exterior, Roberto Zoellick. Kirchner, por sua vez, foi acompanhado do ministro da Economia, Roberto Lavagna, pelo chanceler Rafael Bielsa, por sua esposa, Cristina Kirchner, e pelo embaixador argentino, José Bordón.

Funcionários do governo haviam acenado antes da reunião com a possibilidade de que haveria uma decisão nas negociações com o FMI. O diálogo entre Bush e Kirchner, segundo se afirmou, iria incluir diversos temas relacionados às negociações com a Área de Livre Comércio das Amércias (Alca) e ao Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Pela manhã, Kirchner passeou pelos arredores da residência do embaixador argentino em Washington, José Bordón, junto à comitiva que o acompanha na visita. Kirchner caminhou pelo bairro diplomático da Capital americana e saudou alguns turistas que o reconheceram e pediram para bater fotos com ele. Depois, tomou café em um bar na esquina da Embaixada.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.