| hmin
Dois soldados norte-americanos foram mortos em emboscadas no Iraque nesta quarta, dia 23, comprometendo as esperanças dos Estados Unidos de que a morte dos filhos de Saddam Hussein, Uday e Qusay, acabaria com o levante guerrilheiro contra as forças de ocupação.
Um porta-voz militar disse que um soldado foi morto e sete ficaram feridos quando dois veículos em que viajavam passaram por cima de uma bomba caseira ou uma mina na cidade de Mosul, onde os irmãos foram mortos nessa terça, dia 22. Eles lutaram por seis horas com cerca de 200 soldados dos EUA.
Em uma emboscada separada, outro soldado morreu e dois ficaram feridos quando seu comboio foi atacado perto da cidade de Ramadi, a oeste de Bagdá, no coração do "Triângulo Sunita'', região onde Saddam sempre teve apoio.
Autoridades dos EUA disseram temer um aumento no número de ataques de guerrilheiros leais a Saddam para vingar a morte dos filhos dele. Em Mosul, alguns jovens chegaram a realizar uma manifestação pró-Saddam, carregando fotos do ex-presidente e gritando palavras de lealdade.
Os EUA estão oferecendo US$ 25 milhões por informações que levem à captura ou à morte de Saddam Hussein. A recompensa por informações sobre os filhos era de US$ 15 milhões. Segundo Ahmad Chalabi, chefe do Congresso Nacional Iraquiano, Qusay organizou muitos dos ataques contra tropas dos EUA.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.