| 10/07/2003 10h54min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado nesta quinta, dia 10, pelo presidente Jorge Sampaio, com a mais alta condecoração portuguesa – o Grande Colar da Ordem da Liberdade, em ato realizado no Palácio de Belém. Antes de ser agraciado, Lula se encontrou com Sampaio na Torre de Belém (símbolo dos descobrimentos de Portugal).
Segundo Sampaio, a condecoração tem valor diferente daquelas feitas a Chefes de Estado que visitam o país. A Ordem da Liberdade foi criada após a revolução de 25 de abril de 1974, destinada a distinguir serviços relevantes para a causa da democracia e da liberdade.
– Esta seria a forma mais adequada de homenagear Lula e seu perfil de lutador contra regimes autoritários que, durante décadas, oprimiram o Brasil, como sindicalista, ativista político e defensor dos oprimidos e sem voz – declarou o estadista português.
O presidente de Portugal homenageou também a primeira-dama Marisa Letícia, que ganhou a Grâ-Cruz da Ordem.
Lula agradeceu a homenagem afirmando que a medalha não é do presidente Lula, mas pertence a 176 milhões de brasileiros que resolveram acreditar que era possível outra maneira de fazer política no país.
– Estou aqui por conta da consciência política do povo. Essa homenagem não é para mim, é de Portugal para o Brasil. O Oceano Atlântico, pequeno para separar os dois países, será muito menor, porque hoje as relações são mais elevadas e mais importantes – destacou o presidente brasileiro.
O presidente Jorge Sampaio falou da grande emoção em receber o colega brasileiro, destacando o momento como singular para renovar laços de afeto que tocam fundo no coração dos brasileiros e portugueses.
– É um presidente da República cuja eleição, a todos os títulos exemplar, virou uma nova página na história do Brasil: o estadista no qual o mundo inteiro tem os olhos postos com enorme expectativa. É um homem político no qual milhões de brasileiros depositam as suas esperanças para alcançar uma vida melhor – disse Sampaio.
O presidente português lembrou a dura experiência vivenciada por Lula, como a pobreza, a prisão e a derrota nas eleições presidenciais. Mas, segundo ele, de todas as provações Lula sempre emergiu mais forte e determinado no seu combate incessante por um Brasil mais justo, mais próspero e mais solidário.Em seguida, o presidente Lula agradeceu a gentileza do presidente Sampaio e declarou que a sua vinda a Portugal vai aprofundar o diálogo entre os dois países.
As informações são da agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.