| 03/07/2003 11h40min
Como parte das comemorações dos 181 anos do Ministério da Justiça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta quinta, dia 3, em Brasília, a placa com a nova denominação do edifício sede do ministério, o Palácio da Justiça, que passará a se chamar Palácio da Justiça Raymundo Faoro. O ministro Márcio Thomaz Bastos participou da solenidade. O pensador Raymundo Faoro morreu em 15 de maio, no Rio de Janeiro.
Durante a solenidade, Lula destacou que o Brasil precisa recuperar o sentido de justiça para todos os cidadãos. Segundo o presidente, o país vive um tempo de mudança e "é preciso voltar a acreditar que as instituições existem para servir e não para serem subalternas ao gosto daqueles que as comandam".
O pedido de mudanças feito pelo presidente ocorre no momento em que o Congresso trabalha, em convocação extraordinária, para apreciar as reformas tributária, previdenciária e do Judiciário, entre outros assuntos.
O ministério já teve outras três denominações. Em 1822, O príncipe regente D. Pedro criou o Ministério dos Negócios da Justiça. Já em 1892, o ministério passou a se chamar Ministério de Estado da Justiça e Negócios Interiores e a segunda, em 1969, recebeu a denominação de Ministério do Estado da Justiça, que vigorava até hoje.
As informações são da agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.