| hmin
A avaliação ótima e boa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu de 51% em março para 43%, em junho, ao chegar na metade de seu primeiro ano de governo, mostrou nesta terça, dia 1º, uma pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Apesar da queda, o governo Lula continua sendo melhor avaliado que os últimos quatro presidentes em igual período de mandato. O que mais se aproxima é Fernando Henrique Cardoso, que encerrou o primeiro semestre de seu primeiro mandato com avaliação ótima e boa de 40%. Em seu segundo mandato, no entanto, ela era de apenas de 16%.
Na outra ponta, a pesquisa trimestral CNI/Ibope, que ouviu 2.000 eleitores entre 19 e 23 de junho, mostrou que 11% agora consideram ruim e péssimo o governo Lula, em comparação aos 7% de março.
A avaliação regular oscilou, mas dentro da margem de erro da sondagem – de 2,2 pontos percentuais–, passando de 36% para 38%.
Entre as expectativas econômicas, a pesquisa mostra um quadro melhor. Enquanto 61% acreditavam em março que a inflação iria aumentar, eles são agora 36%. Já a expectativa de aumento do desemprego caiu de 56% para 42%.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.