Notícias

 |  hmin

Militares norte-americanos detêm 180 pessoas no Iraque

Forças militares dos Estados Unidos no Iraque afirmaram nesta segunda, dia 30, terem detido 180 pessoas em duas operações lançadas para sufocar a resistência à presença norte-americana no país. Os soldados da 1ª Divisão Aerotransportada detiveram 148 pessoas em Bagdá como parte da Operação Escorpião do Deserto, lançada para colocar fim aos vários ataques realizados na última semana. Na operação Rajada de Vento do Deserto, uma nova missão iniciada nesse domingo, os soldados detiveram 32 pessoas e confiscaram várias armas, entre as quais 10 rifles automáticos AK-47 e um morteiro, disseram os militares.

Os soldados norte-americanos estacionados no Iraque viram-se atacados quase diariamente nas últimas semanas. Ao menos 22 militares dos EUA e seis da Grã-Bretanha foram mortos em ataques desde 1º de maio, quando o presidente norte-americano, George W. Bush, declarou encerrada a guerra.

As autoridades da superpotência atribuem a responsabilidade pelas investidas a partidários do ex-presidente Saddam Hussein, derrubado do poder ao final dos conflitos. Mas muitos iraquianos dizem que algumas dessas ações podem não ter relação com Saddam.

A população do país árabe desaprova a ocupação e afirma que os invasores não foram capazes de garantir ainda o fornecimento de serviços básicos e a segurança.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.